terça-feira, 8 de março de 2011

Alienação: Um meio político,religioso e social.




A alienação pode ser caracterizada quando um indivíduo passa a acreditar cegamente no que vê, no que escuta e no que lê, sem procurar questionar e analisar tantos tipo de informações.Uma pessoa alienada pode fazer parte de um ciclo de manipulação,seja política ou religiosa,por exemplo.
Podemos destacar três tipos de alienação:
Política, religiosa e social. São essas as mais perigosas, que ainda hoje regem alguns países.
Muitos países aproveitam-se da religião como meio de manipulação; um dos casos de uma grave alienação em massa é dos que crêem no Islã, doutrina que segue  os ensinamentos de Maomé, e o povo limita-se a “obedecer” ao que o Alcorão diz, sem mesmo questionar.
Já a política é a mais especializada na arte de alienar. Para formar um estado sólido e sem questionamento, muitos países controlam meios de comunicação e limitam o deslocamento de seus habitantes pelo mundo, como há pouco tempo era o caso de Cuba, que proibiu a saída de seus habitantes. Desde que a política consolidou-se na sociedade, a prática é bem simples: alienar  seu eleitor, para que ele acredite em tudo que é proposto pelo candidato. E assim é aceito pelo alienado.
A alienação social é um problema existente entre as pessoas de baixa renda, que acham que apenas devem trabalhar e “servir” a seus patrões, sem mesmo almejar ocupar um cargo superior ao que exerce. Karl Max dizia que o trabalho só gera trabalho; e, dificilmente, traz lucro ao trabalhador. E assim acaba o trabalhador tornando-se um “trabalhador mercadoria” e, para as classes dominantes, a mão de obra barata tem como propriedade a sua força de trabalho (a sua força física). Na ideologia de Max, trabalhar não é o problema, e sim a relação do trabalhador com o trabalho, pois para o trabalhador muitas vezes torna-se cansativo. Sendo assim, caracteriza-se um ciclo de alienação trabalhista.
De alienação acaba passando para o estágio de acomodação, que prejudica o desenvolvimento do ser humano e da sociedade em si. As pessoas de classe alta também são alienadas, pois acham que a cultura erudita é superior à cultura popular e à cultura de massa. Muitas pessoas de classe alta julgam-se mais inteligentes e esclarecidas que as pessoas de outras classes sociais.
E assim a sociedade é dividida entre pobres e ricos, que, pela alienação de ambos, dificilmente essas realidades se cruzam.
No processo de alienação, o ser humano perde sua forma reflexiva; assim, acaba perdendo sua essência. Como vimos, há vários tipos de alienados e de pessoas que se aproveitam dessa situação para manipular os menos esclarecidos.



Guilherme Paulino


Gostou?Comenta aee!Sua opinião é muito importante!!!
Leia outros temas>>>>
E...
Obrigado pela atenção!(:

Nenhum comentário:

Postar um comentário